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sábado, 24 de agosto de 2019

Guigou, L. Nicolás/La nación laica: religión civil y mito-praxis en el Uruguay.

Guigou, L. Nicolás/La nación laica: religión civil y mito-praxis en el Uruguay.


RESUMEN
El proyecto uruguayo de nación se vinculó desde sus inicios, a un radical proceso de privatización de la diversidad religiosa y cultural produciendo a cambio, a partir del Estado, una religión civil que marcó su construcción identitaria. La mencionada religión civil, conformada desde mediados y finales del siglo XIX hasta aproximadamente la década de los ’30 del siglo XX, se basó en mitos y representaciones emblemáticas, cuya actualización puede en gran parte ser detectada hasta nuestros días.
>> Tesis 
RESUMO
O projeto uruguaio de nação vinculou-se, desde seus inícios, diretamente a um radical processo de privatização da diversidade religiosa e cultural produzindo em troca, a partir do Estado, uma religião civil que marcou sua construção identitária. A mencionada religião civil, conformada desde meados e finais do século XIX até aproximadamente a década dos ’30 do século XX, baseou-se em mitos e representações emblemáticas, cuja atualização pode ser detectada em grande parte até os nossos dias.
Na medida em que a escola pública teve um papel fundamental na produção e na difusão da mencionada religião civil, analisamos os textos de leitura utilizados nas escolas uruguaias, desde 1877 até a década dos ’30, a fim de indagar os mitos e representações presentes nos textos, pedra fundamental da peculiar mito-práxis uruguaia e da “nação laica” uruguaia.
>> Tesis
ABSTRACT
The Uruguayan project of nation, was directly linked since its beginning to a radical process of privatisation of the cultural and religious diversity; instead, a civil religion was produced by the state, upon which the national identity itself was built. This civil religion was formed during the second half of the XIX century until the1930s, based on emblematic myths and representations, part of which can still be detected up to these days, in certain updated forms.
As the public school played an essential role in the production and circulation of the civil religion mentioned before, we have studied the reading texts used in the Uruguayan schools from 1877 to the 1930s, to investigate those myths and representations, foundation of the peculiar Uruguayan myth-praxis and of the Uruguayan “laic nation”.

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